[RESENHA] Aristóteles E Dante Descobrem Os Segredos Do Universo

by - 6/20/2017

 
Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo é um daqueles livros que te encantam. Para mim tentar falar sobre ele ou sobre o que senti durante a minha leitura acabou sendo uma tarefa quase hercúlea e no final descobri que não da pra colocar em palavras tudo o que eu senti durante essa leitura.


Aristóteles é um adolescente solitário que tem aquela impressão de que não é como ninguém da sua idade que todos nós conhecemos bem. Mas não é só isso que aflige Ari, com a solidão ele poderia lidar, os problemas familiares é que realmente o perturbam, seu pai lutou na Guerra do Vietnã e o homem não deixa que seu próprio filho se aproxime porque ainda traz vestígios da guerra em si, já sua mãe tenta controlá-lo de todas as formas. Quando tinha quatro anos Ari teve seu irmão preso e esse assunto na sua casa é terminantemente proibido, tornando-se um tabu para a família, o que só faz nosso adolescente ficar ainda mais frustrado com a situação que lhe é imposta, suas irmãs doze anos mais velhas mais parecem parentes distantes que propriamente irmãs.

Dante é o oposto em de diversas formas. Alegre e sempre com um sorriso na cara, é apaixonado pela vida e tem uma relação invejável com os pais, sem mencionar a sua óbvia paixão pela poesia. Mas a vida de ninguém é perfeita e o que angustia Dante pode parecer besteira para alguns: ele tem problemas em formar uma identidade para si mesmo por causa de suas raízes latinas e de tornar pública a sua homossexualidade, não estamos só falando de preconceito, no decorrer da leitura ficam claros todos os motivos para que o adolescente tenha tais medos.

Durante uma tarde de verão os dois garotos se encontram numa piscina e Dante começa ensinar Ari a nadar e a partir daí começa a nascer uma linda amizade, Ari não se sente mais tão sozinho quanto antes e Dante passa a perceber que seus conflitos não são um fardo que tem que carregar sozinho. A profundidade da amizade e do carinho que surge entre os dois surpreende a eles e a nós leitores.

Como disse na introdução da resenha, é difícil escrever sobre um livro que me surpreende desde a primeira página, que da novas perspectivas e que me faça refletir sobre inúmeras situações e como, no passado, reagi a elas. Benjamim traz em sua obra uma reflexão profunda sobre vários temas que não paramos para pensar no nosso cotidiano, mas que deviam ser debatidas, não com outros, mas conosco mesmo.

Depois de ler algumas opiniões sobre o livro tanto em inglês quanto em português (todas positivas, preciso ressaltar) o que me parece claro é que cada leitor vai acabar tirando para si uma lição diferente e é esse um dos motivos de que pra mim seja tão difícil falar sobre Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, porque pra falar sobre certas coisas que me marcaram durante a minha leitura precisaria contar algumas coisas da minha vida para vocês e esse é o motivo de não conseguir falar tão profundamente da obra com vocês.

O livro é divido em partes, seis para ser exata, e cada uma delas é dividida em vários capítulos. Particularmente gosto de livros com esse tipo de divisão porque dentro de cada parte há uma espécie de tema que é mais focado. 

O que posso garantir para qualquer um que esteja interessado nesse livro é que não há uma forma de que esta leitura se torne tediosa, por mais que o gênero não seja o seu favorito a obra de Sáenz é tão bem escrita que vai te encantar de uma forma ou de outra. Ele vai te fazer repensar algumas atitudes, ou mesmo alguns pensamentos. Não da pra falar como ele será pra você porque é uma leitura que, como mencionei anteriormente, trás reflexões que são, principalmente, baseadas em suas próprias experiências.

Acho que preciso ressaltar que essa capa é absolutamente linda, a Editora Seguinte fez um trabalho maravilhoso. Pelo que pude ler sobre o trabalho de tradução de Clemente Pereira ficou absolutamente maravilhoso. A revisão final ficou muito boa, mas isso não é novidade se tratando dos livros da editora. A capa é merece um destaque à parte, absolutamente perfeita e, realmente, não poderia pensar em nada que tivesse mais a ver com o livro.

Já deu pra perceber que esse livro se tornou o meu queridinho até agora né? Pois é, ele realmente foi uma das minhas melhores leituras do ano até o momento. A minha sugestão é que você leia e que mantenha a mente aberta para que possa absorver tudo que Sáenz escreveu.

You May Also Like

0 comentários

Obrigada por comentar!

© 2018. Tema alterado parcialmente para Sorria Por Aí. Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.