[DICAS] Sugestões Para Novos Blogueiros

by - 7/05/2017



Este é o primeiro post feito para o Sorria Por Aí de verdade e hoje eu trago uma das coisas (na minha opinião) mais difíceis ao criar um blog seja ele literário ou não: escolher um nome! Vendo que esta tem sido uma tarefa muito difícil decidi criar esta coluna aqui no blog para dar todo tipo de sugestões para vocês. O post de hoje é focado em blogs LITERÁRIOS, mas se funcionar posso trazer outros tipos.

Antes de dar algumas sugestões que você pode usar para o seu blog ou para inspirar-se a criar o seu tenho que fazer alguns adendos importantes.

1 . NÃO COLOQUE NÚMERO NO ENDEREÇO E/OU DUPLIQUE LETRAS

Exemplo: o meu blog se chama Paraíso Literário e seu endereço é www.paraisoliterario.com. Caso ele fosse no Blogspot e você quisesse usar este nome teria que colocar algo como www.paraisoliterario2.blogspot.com.br ou www. paraisoliterarioo.blogspot.com.br.

POR QUE NÃO? Porque as pessoas raramente se atêm ao link, elas percebem muito mais no nome e no caso ao invés de você estar levando as pessoas para o seu blog estaria levando-as para o meu. Consegue perceber?

OBSERVAÇÃO: No caso das letras repetidas eu me refiro aos casos em que estas estão sendo colocadas para mais, mas em alguns títulos isso acontecem normalmente (exemplo www.incansavelleitura.blogspot.com.br) e neste caso não existe inconveniente para lembrar o endereço do blog,

2. EVITE MISTURAR IDIOMAS NO ENDEREÇO/NOME DO SEU BLOG

Não chega a ser errado misturar ou usar outros os idiomas ao criar o seu blog, mas esta situação deve ser evitada ao máximo.

POR QUE NÃO? Muita gente tem dificuldade de lembrar a grafia de palavras em outros idiomas e isto pode dificultar o acesso ao seu endereço e tudo que puder fazer para facilitar a chegada até o seu blog melhor. 

3. LAYOUT

Evite layouts com muita informação e/ou bagunçado, fundos escuros e/ou transparentes e ilustrações no background que chamem atenção demais.

POR QUE NÃO? Porque acabam por causar estranheza ao leitor e/ou mesmo incomodar na hora de ler seus textos e então pode fazer com que ele saia (e muito provavelmente não volte) ao seu blog, mesmo que o conteúdo seja interessante. Tente buscar uma imagem mais limpa e organizada para o seu blog, isso com certeza fará com que o leitor fique mais tempo por lá e aumenta a probabilidade de ele voltar a visitar o site.

Por exemplo, repare que o background de sites como Facebook e Instagram são claros (mas não demais!) e dão um contraste com a área de post (em geral branca), o que te permite passar horas navegando.

4- IDENTIDADE VISUAL

Que tal criar uma identidade visual? É importante se diferenciar de outros sites e blogs que existem por aí (e convenhamos existem vários!) criando uma identidade só sua (que será usada nas redes sociais ligadas ao seu blog) você consegue isso.

COMO FAZER ISSO? No Paraíso Literário nós optamos por um design do layout um pouco incomum e por criar um logo para o blog e este (o logo) se repete em nossas redes sociais assim como os banners (nas capas do Fanpage, Twitter e YouTube), mas você pode preferir uma arte bonita e não é errado, apenas tenha em mente que você precisa criar uma imagem que quando o leitor veja relacione imediatamente ao seu blog.

5. UM NOME

Chegamos a última dica! O nome precisa espelhar a individualidade do seu blog (ou a sua no caso daqueles que levam o nome do criador ou da criadora!) e por isso é tão difícil encontrar o nome certo. Veja bem, o Paraíso Literário não "nasceu" com esse nome ele foi Templo da Cultura, Feito Por Duas e Conversa Entre Garotas até (finalmente!) conseguirmos encontrar O nome e não é vergonha nenhuma passar por este processo.

COMO ENCONTRAR O NOME CERTO? Pense em combinações de palavras (neste caso) que remetam ao universo literário e que você consiga vincular diretamente a tudo isto. Você pode também adicionar adjetivos para chegar ao nome ideal para o seu blog. Quanto mais amplo você quiser o seu blog menos tente fazer referência a um só tema ou gênero seja ele literatura, cinema ou séries. Então, assim, tente ser abrangente se você quer que seu blog seja abrangente e o mesmo vale para quando você está criando algo específico.

Também não escolha um nome muito grande, tipo O Que Eu Vou Ler Depois Que Terminar Este Livro, porque provavelmente vai dar preguiça.


IMPORTANTE: você pode levar bastante tempo para pensar em algo legal, então enquanto isso comece a produzir seu próprio conteúdo e assim quando finalmente tiver decidido o nome do blog já terá o conteúdo.

Espero que as dicas acima tenham te ajudado e se ainda assim não conseguiu pensar em nada tem alguns nomes disponíveis no BLOGGER (não verifiquei se estão disponíveis os domínios .com/.com.br/.net e por aí vai) para você registrar seu blog:
 Gostou de algum e vai usar? Então me diga para que eu possa manter esta lista sempre atualizada para os coleguinhas blogueiros que também precisam!

Beijinhos e boa sorte com seu blog  

You May Also Like

2 comentários

Obrigada por comentar!

© 2018. Tema alterado parcialmente para Sorria Por Aí. Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.